CASA DO CARMO
Aveiro, Portugal
Eliana Sousa Arquitectura | 2021
Função: Arquitecta Sénior
A encomenda trata-se da recuperação de um edifício e ampliação de mais um piso ao existente para criar um edifício multifamiliar com 3 habitações. O edifício tem como valor patrimonial a sua unidade bem marcada pelo ritmo de vãos, definição de lambril e friso no beiral.
​
Mantemos a integridade do edifício original e propomos ter distinção clara entre o que era edifício original e extensão lateral, já existente, e superior. Para isso a materialidade e linguagem será diferente. O revestimento, tanto do telhado como das fachadas, será feito em chapa metálica lacada a cor esverdeada clara. O novo piso terá a introdução de novas janelas, em diálogo com as restantes, mas criando novos ritmos, espelhando sempre o que se passa no interior.
​
No interior dos apartamentos do rés-do-chão pretendemos reutilizar o máximo de espaços que conseguirmos. Entre estes dois apartamentos iremos introduzir o acesso vertical à habitação que se encontra nos dois pisos superiores.
O apartamento composto por 1º e 2º andares terá um acesso distinto: uma escada helicoidal que cumpre as leis de acessibilidade para recuperações.
​
No primeiro andar pretendemos ter quatro quartos, os espaços mais privados. O movimento circular ao subir as escadas cria a expectativa e acaba por atrair para o cimo, no segundo andar teremos um open-space com zona de estar, zona de jantar e cozinha e espaços técnicos e de serviço no seu limite nascente.
​
O novo telhado será uma continuidade do telhado anexo, a nascente, o que criará uma unidade volumétrica e ao mesmo tempo faz o open-space um espaço mais dinâmico.
​
O projecto procura mostrar uma grande simplicidade formal, respeitando o desenho original e integrando a extensão do piso superior. Esta extensão será um pano de fundo para o edifício original.