CASA SOLAR
Espinho, Portugal
Eliana Sousa Arquitectura | 2022
Função: Arquitecta Sénior
O conjunto é composto por um edifício habitacional de dois pisos com disposição nascente/poente, à semelhança das outras edificações locais da mesma época, com frente de rua, uma garagem a sul e logradouro ajardinado com um telheiro. A intervenção pretende restaurar a dignidade e valor do edifício e dos espaços exteriores para realçar a sua qualidade arquitectónica e espacial. A nível do edificado, são introduzidas pequenas alterações que se resumem à criação de 3 águas-furtadas.
​
O uso, enquanto habitação, mantém-se, embora rentabilizando melhor os espaços, mais adequados aos usos do presente e os pisos passam a ter comunicação apenas pelas escadas exteriores. No piso 0 é mantida a lógica de acesso e comunicação interiores, com criação de mais quartos e espaços de estar, melhor ventilados, com acesso mais independente e sanitários adequados.
​
No Piso 1, o programa mantém-se semelhante, mas liberta-se do corredor tão característico destas casas. O grande espaço de sala, de planta quase quadrangular, divide-se entre zona de cozinha, sala de jantar e sala de estar, e ainda uma mezzanine a partir das novas águas-furtadas. Este espaço tornar-se-á no espaço maior da casa, quase como um loft contemporâneo integrado numa casa do início do século 20.
​
O projecto de arquitectura está aprovado.